segunda-feira, 11 de abril de 2016

Pintor Holandês com Ascendência Portuguesa




Jozef Israëls



Nascido no seio de uma família judaica de ascendência portuguesa, Jozef Israëls foi um pintor holandês que nasceu em Groninga, a 27 de Janeiro de 1824 e faleceu a 12 de Agosto de 1911.



O seu pai queria que ele se tornasse num homem de negócios, e só depois de uma extensa luta com a família é que conseguiu enveredar pela carreira artística.


No entanto e após as tentativas que fez sobre a direção de dois pintores na sua terra natal, Buys e van Wicheren, enquanto continuava trabalhando para seu pai como empregado de balcão, foi enviado para Amsterdão, onde se tornou um aluno de Jan Kresuman e iniciou as aulas de desenho na academia. Depois viajou para Paris e trabalhou no estúdio de Picot e só depois ele retornou a Amsterdão e aqui permaneceu até 1870, ano em que se mudou para Haia.  
 “The Rabbi” painting.




 Israëls foi frequentemente comparado com Jean-François Millet. Como artistas, muito mais que pintores no real sentido da palavra, ambos, de fato, viram na vida pobre e humilde um motivo de expressão peculiar e intenso nas suas simpatias; mas Millet foi o poeta da plácida vida rural, enquanto em quase todas as telas de Israëls há uma nota penetrante de aflição. Duranty disse que eles foram pintores da obscuridade e sofrimento.





Começou com temas históricos e dramáticos em estilo romântico do dia. Por casualidade, após uma enfermidade, foi recrutar a sua força na cidade pesqueira de Zandvort, próximo a Haarlem. Foi dotado de uma nova visão de expressão artística, sinceramente realista, cheio de emoção e piedade.



No meio de seus mais importantes trabalhos subsequentes estão, “O pescador de Zadnvoort”, “A Casa Silenciosa” e “Aldeia Pobre”.


“O pescador de Zadnvoort”

Em 1862 alcançou grande sucesso em Londres com o Náufrago, comprado por Mr. Young, e O Berço, duas telas que a revista Athenaeum descreveu como as mais tocantes telas da exibição.


“Náufrago”



Os seus últimos trabalhos incluem O Viúvo, Quando crescemos velhos e sós no mundo, Um Interior, Uma Comida Económica, Diálogo Mudo, Entre o campo e a Beira-mar.










Shavua Tov





Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jozef_Isra%C3%ABls




2 comentários: