sexta-feira, 1 de maio de 2015

Cartas de Lisboa | Cada Momento




Acharei - Kedoshim



Pirkei Avot 3


Muitas das lições e ensinamentos de Pirkei Avot são enigmaticamente formuladas. Várias vezes, é preciso reflectir sobre as palavras da Mishná para descobrir a profundidade do seu significado.

No Capítulo 3, encontramos as palavras do Rabino Chanina ben Chachinay:


"Aquele que se mantém acordado durante a noite ou viaja sozinho na estrada, e volta o seu coração para o ócio, põe na realidade em perigo a sua vida."


Enquanto as palavras da Mishná são simples, o princípio subjacente não é facilmente perceptível.

Como é que a pessoa mencionada na nossa Mishná põe em perigo a sua vida? Onde é que precisa ser corrigida para a sua vida ter a segurança necessária?





Na sua obra "Mili D'Avot:" o Rabino Yosef Chayon, elabora sobre o tema central da Mishná, ou seja, a ideia de capitalizar nas grandes oportunidades que surjam.

Estudar Torá exige grande concentração e aplicação e muitas vezes estamos distraídos por outras tarefas e eventos.

No entanto, há momentos, diz o Rabino Chayon, que são completamente desprovidos de distrações. Quando se está acordado durante a noite, ou viajando sozinho, temos uma tremenda oportunidade de usar estas situações como momentos de estudo e de introspeção.

Explica o Rabino Chayon, a incapacidade de usar estes momentos de solidão para a sua finalidade última, é como ter uma reunião de negócios desperdiçada.




Para proteger a própria vida e propósito, e para assegurar o cumprimento da nossa missão na mesma, temos de aproveitar ao máximo as ocasiões especiais e oportunidades que se nos deparam. Cada momento tem de ser contabilizado.


Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino

Eli Rosenfeld

chabadportugal.com



Sem comentários:

Enviar um comentário