quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Curiosidades judaicas | Argozelo




Argozelo


Fotos da Vila de Argozelo



Argozelo (ou Argoselo) é uma vila portuguesa do concelho de Vimioso na região de Trás-os-Montes. Situada nas regiões naturais de Deilão e Lampaças, trata-se de uma das maiores aldeias do distrito de Bragança que apresenta o tipo de paisagem típica da Terra Fria Transmontana.



Por carta de El-rei D. Dinis de 1319 integrou o concelho de Miranda do Douro, passando depois para o antigo concelho de Outeiro e mais tarde para o de Vimioso.

Castelo de Algoso – Vimioso

Argozelo possui um bairro judeu, conhecido de Bairro de Baixo, conhecido popularmente por ser habitado exclusivamente por descendentes endogâmicos dos judeus forçados à conversão. Os cripto-judeus, apesar de serem publicamente católicos, continuaram a praticar o judaísmo em segredo. 



Bairro de Baixo (rua da judiaria)



Todos sabiam quem eram os "Judeus", não casando durante muito tempo os cristãos-velhos com os cristãos-novos, pois nem sequer era autorizado. Posteriormente começou-se a transgredir esta norma com algumas reservas.

Também uma cruz, com mais de 350 anos, que se ergue no largo do Sagrado é associada segundo alguns populares aos judeus, estando situada onde em tempos poderia ter sido um cemitério judaico, tal como os locais onde existiram os tanques onde eram tratadas as peles.



Cruz de Argozelo






O judaísmo nesta vila está ligado ao curtume das peles, sendo o símbolo de judeu atribuído aos peliqueiros e almocreves.
Casa de um peliqueiro em Argozelo









Fontes:


Por Caeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário