sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Cartas de Lisboa | Noah


A Arca de Noé!



Em que dia da semana é que Noé entrou na arca?



À primeira vista, esta parte da informação parece estar omissa na narrativa. No entanto, no Tzror Hamor, o Rabino Avraham Saba faz questão de focar este detalhe. 

O versículo diz-nos: 

- "Neste mesmo dia, Noé veio... para dentro Arca" (Bereshit 7:13)

A palavra específica "mesmo" (em hebraico B'etzem) diz o Tzror Hamor, é uma alusão ao dia da semana. Alude ao epítome do "dia" - o momento mais forte da energia do sol.





Na parashá Bereshit, a criação do sol foi no quarto dia ao meio-dia. Este, diz o Rabino Saba, é o momento em questão. Noé entrou na arca ao meio-dia de quarta-feira, o "mesmo" dia e momento em que o sol começou a sua órbita. 

Além de ser uma curiosidade, o momento específico tem paralelo na Halachá, uma decisão na lei judaica referente a viagens. 




Ao embarcar num navio, o Talmude diz-nos que isso deve ser feito três dias antes do Shabat. A razão para tal é que ao terceiro dia a pessoa já estaria acostumada ao movimento do navio, e o Shabat poderia ser assim devidamente disfrutado. 




O Tzror Hamor continua dizendo, que isso foi o que Noé fez. Ao entrar na arca três dias antes de Shabat, poderia assim garantir que o Shabat permaneceria um dia especial.

Muitas vezes o Shabat apanha-nos desprevenidos. Durante a semana de trabalho a nossa atenção e foco estão dispersas em muitos lugares. 

Talvez seja isto que este pequeno detalhe da história está aí para nos lembrar: 


“Para o Shabat ser observado correctamente, ele tem de estar sempre presente nas nossas mentes.”


Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino


Eli Rosenfeld
chabadportugal.com





Fontes das imagens:
Rosenstein Painting

Sem comentários:

Enviar um comentário