sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cartas de Lisboa | Nasso




Pirquei Avot Capitulo 6



O sexto capítulo de Pirquei Avot, é também conhecido como “Qinian Torá" ou “Aquisição da Torá”. De facto, este capítulo está dedicado à singularidade da Torá encorajando-nos a estudá-la e a “adquiri-la”.

A parte final do capítulo, dá-nos uma lista de cinco coisas consideradas aquisições por D-us, especificamente, a Torá, o céu e a terra, Abraão, o Povo Judaico, e por último, o Beit Hamikdash, o Templo Sagrado.

Dom Isaac Abarbanel questiona esta premissa. O descrever uma lista de coisas adquiridas parece implicar a exclusão de outras coisas.


"Como pode ser que o mundo criado por D-us, possa conter coisas que não Lhe “pertencem”?



Ainda mais, “O que quer dizer que D-us “adquire” algo”?


Para responder a estas perguntas, Dom Isaac Abarbanel redefine o termo “adquirir”. Ao tal fazer, ele ilustra porque é que estas cinco coisas mencionadas, são verdadeiramente merecedoras de ser descritas por D-us como Suas aquisições.

Em primeiro lugar, a posse de algo pode ser atingida através de muitos mecanismos. Contudo, apenas algo que uma pessoa individualmente tenha negociado e comprado pode ser verdadeiramente considerado uma sua aquisição.

Em segundo lugar, uma aquisição no seu sentido mais profundo, não é meramente uma transferência temporária de propriedade. É isso sim ego que agora está na posse de quem o adquire para sempre.

Finalmente, uma aquisição deste tipo não acontece por acaso aleatoriamente, mas é planeada com cuidado, em conformidade  e é-lhe sempre dado grande valor. 




Nesta perspectiva, diz Dom Isaac Abarbanel, podemos melhor entender e dar valor à lista acima referida. Todos os itens na lista representam  e definem o critério para uma aquisição e recordam-nos do nosso papel neste mundo.

A Torá, é o nosso guia para ligar o céu e a terra. Esta visão começou com Abraão e é continuada pelos seus descendentes; o Povo Judaico.




Como o Templo Sagrado, o Beit Hamikdash em Jerusalém ilustra a ideia de que este mundo físico pode ser um verdadeiro lar para D-us. É nossa incumbência continuar permanentemente esta missão.



Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com





Pinturas de Yossi Rosenstein
Imagem do Templo:

Sem comentários:

Enviar um comentário