sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cartas de Lisboa | Kedoshim



Kedoshim|Pirquei Avot

Capítulo 1


















Este Shabat, o Povo Judaico em todo o mundo começa de novo a estudar o Pirquei Avot, uma secção especial da Mishná que foca em questões de valores e ética Judaica.


A narrativa do capítulo introdutório segue a transmissão da Torá através das gerações entrelaçada com os ensinamentos de alguns dos nossos maiores mestres e lideres. Ao cuidadosamente considerar um uso de palavras muito específico Dom Abarbanel levanta uma questão curiosa.


As primeiras cinco “transferências” de liderança da Torá são descritas como “entregues”. “Moisés recebeu a Torá no Sinai e entregou-a a Yehoshua..."




Contudo, depois de ter chegado aos “Homens da Grande Assembleia”, há uma súbita mudança de estilo. Ao passo que até aqui a enfase era no mestre, o enfase agora é colocado no discípulo, “Antigonos de Socho recebeu a tradição.”



Qual é a razão para esta súbita mudança? Por uma questão de consistência não seria de a Mishná usar apenas uma ou outra norma?


A explicação de Dom Abarbanel é simples e ao mesmo tempo de grande beleza. Um dos ensinamentos chave dos “Homens da Grande Assembleia” como fica descrito neste mesmo capítulo era “estabelecer muitos discípulos.”

Esta é a razão pela qual, diz Dom Abarbanel, imediatamente depois deste ensinamento e no resto da Mishná, apenas mencionamos o “recipiente” da Torá.

Para a continuidade do estudo da Torá, a enfase tinha de ser não no mestre como aquele que transmite a Torá mas sim no discípulo que a recebe.



Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
Shabat Shalom!
chabadportugal.com



Imagens:
Pintura de Barbara Mendes e Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário