quinta-feira, 27 de março de 2014

Cartas de Lisboa | Tzaria


Tazria

A primeira Mitzvá dada conjuntamente a todo o Povo Judaico foi a Mitzvá de calcular os meses e de estabelecer o Roch Hodesh - o início de cada novo mês lunar.


Neste Chabat, o Povo Judaico em todo o mundo vai ler na Torá acerca desta Mitzvá. Após a habitual leitura semanal da Torá, será aberto um segundo rolo e escutaremos a leitura dos preceitos relativos a esta Mitzvá.



O verso começa com "Hahodech hazeh lahem", o que em português significa: "Este mês é para vós (o primeiro mês de todos os meses).”



"Este mês” refere-se, naturalmente, ao mês de Nissan, o mês em que se celebra Pessach. E é esta exactamente a razão pela qual a parte da Torá em que esta Mitzvá está incluída é lida na semana que antecede o início do mês de Nissan.

No Tzror Hamor, o Rabino Avraham Saba, numa das suas lições mais conhecidas, centra-se na palavra “lachem”, ou seja, “para vós”.

Porque é que a Torá inclui esta palavra aparentemente supérflua? Se não é “para vós” - para o Povo Judaico - para quem poderia ser?

O Tzror Hamor explica que a Torá nos está aqui a ensinar o valor que devemos atribuir às coisas que adquirimos.




Os bens materiais, diz o Rabino Saba, pertencem, em última análise, “a outrem”. Ainda que tomemos temporariamente posse de coisas materiais, no fundo, é como nos diz a Mishná: “quanto mais posses materiais possuirmos, mais preocupados nos sentimos.”






Ainda que possamos encontrar satisfação e mesmo sentir orgulho em acumular bens materiais, fazemo-lo meramente “por conta de outrem” e não os adquirimos de forma permanente.

Apenas algo que seja espiritual pode ser permanente. E é por esta razão que a Torá diz que este mês é “para vós”.

Assim, nesta primeira e tão crucial Mitzvá, a Torá oferece-nos uma perspectiva de como encarar todas as Mitzvot que se seguem.

Ao cumprir esta Mitzvá, bem como todas as outras, é-nos garantido que estas serão verdadeiramente eternas para nós próprios, como expressões da verdade que sempre teremos connosco.




Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld

Shabbat Shalom!
chabadportugal.com


Fontes das imagens:
2 Foto: Pintura de Alex Levin

Sem comentários:

Enviar um comentário