quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cartas de Lisboa | Tetzaveh



Tetzaveh


A parsha desta semana discute as vestimentas especiais do Cohen Gadol, o Sumo-sacerdote, usadas durante o seu serviço no Templo Sagrado, as quais deveriam ser usadas consistentemente a todo o momento.




Depois de descrever o fino tecido necessário para o robe do Cohen Gadol, o verso descreve um mecanismo singular ligado à parte de baixo desta peça de vestuário “Nas suas orlas deverão fazer romãs … um sino de ouro e uma romã à sua roda” (Shemot 28:32-35)




Estes detalhes não são meramente ornamentais. O verso diz-nos que o sino faria ruído à medida que o Sumo-sacerdote caminhava, servindo assim como anúncio constante da sua aproximação.



Ao comentar este verso, o Tzror Hamor retira uma importante lição deste aspecto tão singular do vestuário. A Torá, diz ele, está a ensinar-nos algo básico em termos de boas maneiras. Quando entramos numa sala ou numa casa, devemos sempre ter a certeza que anunciamos a nossa chegada e não entrarmos subitamente e sem aviso prévio. 



Ainda que esta seja certamente uma ideia muito válida, por que é que a Torá decide enfatizar este ponto específico no meio de algo que parece ser absolutamente não relacionado?



Aqui reside, diz o Tzror Hamor, a real profundidade desta lição, sendo aqui mesmo que a Torá decide introduzir este conceito. O Cohen Gadol veste-se com o vestuário mais bonito e mais espiritual envolvido numa aura de santidade. Mesmo neste contexto, os elementos mais básicos de Derech Eretz - cortesia, devem ser enfatizados e nunca esquecidos. 



O Rebe de Lubavitch retira ainda uma outra lição do ruído vindo dos sinos do Cohen Gadol. No nosso mundo barulhento, cheio de movimentos e tendências, os Judeus podem, ainda assim, confiante e abertamente seguir a sua herança ancestral. Dito de outro modo: 


Os Mitzvot devem ser seguidos de alta voz e com orgulho!

Cortesia de
Rabino Eli Rosenfeld


Shabat Shalom!
chabadportugal.com



Outras fontes:


A terceira pintura a contar de cima é de Richard Weisberg, todos os outros não consegui apurar a quem pertencem, sendo que o segundo é uma representação do Sumo-Sacerdote Eli.

Sem comentários:

Enviar um comentário