quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Sinagogas em Madeira II - Centro de Arte Judaica



Sinagogas de madeira preservadas 
na Lituânia


Sinagoga de madeira em Žiežmariai, Lituânia.
Foto © Ruth Ellen Gruber


Temos vindo a notificar-vos sobre essas sinagogas e a sua necessidade desesperada de restauração. Em Novembro passado, nós demos notícias sobre os possíveis projetos de restauração de duas destas sinagogas - em Pakruojis e Žiežmariai.

Uma exposição fotográfica denominada "Um Kaddish para as sinagogas de madeira da Lituânia", patrocinado pelo Fundo de Caridade e Patrocínio Bunka Jakovas, tem sido demonstrado em Vilnius e em outros lugares - que abriu em Wroclaw, Polônia no Hanukkah. Você pode ver algumas fotos da exposição:


Sinagoga Laukuvos




Sinagoga Seda




A Associação para a Preservação e Promoção da Cultura Judaica Europeia e Património (AEPJ) acrescentou uma segunda rota para suas rotas europeias na seção da Herança Judaica.

Esta é uma rota de sinagogas de madeira na Europa Central e Oriental. Leva-nos a uma dúzia de sinagogas de madeira - na verdade, quase todas elas são na Lituânia, onde cerca de 14 edifícios de madeira simples ainda lá permanecem, desde a Sinagoga Verde em Rezekne, Letónia à sinagoga Baal Shem Tov, ou Catedral, de madeira em Piatra Neamt na Roménia.



Sinagoga de madeira em Žiežmariai (meados do século XIX)
Foto Sergey Kravtsov de 2004



Sinagoga de madeira em Pakruojis (do início do século XIX)
Foto Sergey Kravtsov de 2004



Sinagoga de madeira em Alanta (meados do século XIX)
Foto Sergey Kravtsov de 2004



Sinagoga de madeira em Kaltinėnai (século XIX)
Foto Sergey Kravtsov de 2004



Já notificamos no JHE sobre o projeto de restauração para a Sinagoga Verde, tendo sido o mesmo tema de uma palestra de Ilya Lensky na conferência sobre Gestão do Património Imóvel judeu em Cracóvia.


Sinagoga Verde de Rezekne





Ouvir palestra on-line: http://vimeo.com/66711487


Todas as centenas de grandes e elaboradas sinagogas, de madeira, com sua escultura fantasiosa, arquitetura intricada, telhados, e a decoração interior ornamentada, foram destruídas na Segunda Guerra Mundial.



Caraíta Kenassa em Trakai (século XVIII -XIX)
Foto Vladimir Levin, 2005



Sinagoga de madeira em Kaltinėnai (século XIX)
Foto Sergey Kravtsov de 2004




Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário