terça-feira, 26 de novembro de 2013

Um breve resumo da história do Chanukah





Pintura de Annie

A Ocupação Síria

Há mais de 2000 anos, o rei selêucida Antiochus III governava Israel. Ao princípio, ele tratava com bondade os judeus e concedia-lhes alguns privilégios; porém quando os romanos o derrotaram, Antiochus forçou os povos de seu império a fornecerem o ouro necessário para pagar os tributos romanos. O seu filho e sucessor, Seleucus IV, continuou com a opressão.



Mas o pior conflito causado pela ocupação síria de Israel veio de dentro, com o crescimento do poder dos judeus "helenistas", que adoptaram a cultura grega idólatra. 

Pintura de Wojciech Stattler





O Cohen Hagadol, Sumo-sacerdote, Yochanan, previu o perigo dessa influência. Enfurecidos por essa oposição, os helenistas tentaram fomentar o conflito entre o Rei Seleucus e Yochanan.




O Louco!

Entretanto, Seleucus foi assassinado e seu irmão Antiochus IV tornou-se rei. Um tirano cruel, Antiochus zombava da liberdade religiosa. Era chamado "Epifânio" (amado pelos "deuses"), porém um historiador contemporâneo, Polebius, chamou este rei perverso de "Epimanes", que significa "louco".


Esperando impor uma religião e cultura comuns, Antiochus negou a liberdade religiosa aos judeus, suprimindo a Lei da Torá. Ele instalou o irmão de Yochanan no seu lugar, o helenista Jason, como ele chamava a si mesmo em grego – passou a divulgar os costumes gregos no sacerdócio. No entanto, seu amigo helenista Menelau expulsou Jason. Enquanto isso, Antiochus empreendeu uma guerra bem-sucedida contra o Egito. 

Gravura de Gustave Doré


Roma exigiu que ele parasse, e ele cedeu. Em Jerusalém, nesse ínterim, espalharam-se boatos da morte acidental de Antiochus, e o povo rebelou-se contra Menelau, que fugiu.



Mártires


Antiochus soube da rebelião em Jerusalém; já furioso por ter suas ambições frustradas no Egipto, enviou seu exército atacar os judeus, matando milhares. Emitiu então decretos severos proibindo a religião judaica, confiscando e queimando Rolos de Torá. Guardar o Shabat, realizar a circuncisão e cuidar as leis dietéticas eram agora castigadas com a morte. Apegando-se à sua fé, milhares de judeus sacrificaram a própria vida.



Gravura de Luyken-Goeree


Matityahu...


Por fim, os soldados de Antiochus chegaram à aldeia de Modi’in. Construíram um altar na praça principal e exigiram que Matityahu, um sacerdote idoso e líder da comunidade, oferecesse sacrifícios aos deuses gregos. Ele recusou, professando a lealdade do seu povo ao pacto de D’us com Israel.


Quando um judeu helenista se aproximou para oferecer um sacrifício, Matityahu agarrou a espada e matou-o. Seus filhos e seguidores mataram muitos invasores e perseguiram os restantes, depois destruíram o altar. Matityahu sabia que Antiochus certamente enviaria soldados; então ele e um bando de seguidores fugiram rumo às colinas da Judeia.

Gravura de Gustave Doré



...e Filhos




À beira da morte, Matityahu conclamou a seus filhos para continuarem a sua luta. Um dos irmãos, Shimon "o Sábio", os guiaria; outro os lideraria na guerra, Yehudá, "o Forte" – chamado Macabeu, um acrônimo do hebraico "Mi Camocha Ba’e-lim Hashem" – "Quem é como Tu, ó D’us".





Antiochus enviou Apolónio para eliminar os Macabeus. Embora maior e mais bem equipado, o exército de Apolónio foi derrotado pelos Macabeus, que agora derrotavam uma tropa síria atrás da outra. Antiochus decidiu mostrar seu poder militar para esmagar o corajoso pequeno bando de judeus. Mais de 40000 soldados sírios foram enviados à luta. Após uma série de batalhas, os Macabeus venceram!


Obra de Giovanni Domenico Tiepolo
Os sete irmãos macabeus foram condenados à morte por Antiochus


Uma pequena ânfora


Em seguida, os Macabeus foram libertar Jerusalém. Tiraram do Templo os ídolos ali colocados pelos sírios. Construíram um novo altar, consagrado a 25 de Kislêv de 3595 (165 AEC).

Os sírios tinham roubado a Menoráh de ouro do Templo, portanto os Macabeus imediatamente fizeram uma nova, porém de metal menos nobre. Embora o azeite impuro pudesse ser usado para acender a lamparina do Templo se necessário, eles insistiram em usar apenas a única ânfora de azeite com o selo do último Sumo-sacerdote justo, Yochanan.



Pintura de Michoel Muchnik


Aquela pequena e única ânfora, contendo azeite somente para um dia, durou os oito dias, conforme comemoramos todos os anos: os Oito Dias de Chanucá.



Pintura de 
Mordechai Edel


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário