sábado, 9 de novembro de 2013

Mensagem para esta semana...




Qual a diferença entre um Rabino e um Rebe?


      Por Aron Moss






Pergunta:


Qual é a diferença entre um rabino e um Rebe? Tenho lido sobre o falecido Rabi Menachem Mendel Schneerson e ele foi obviamente um homem notável. Mas o que fez dele um Rebe e não um rabino comum?






Resposta:

Há muitas diferenças, diferenças demais para relacionar aqui, mas uma é esta: Um rabino responde a perguntas, um Rebe responde às pessoas. Um rabino ouve o que você diz com sua boca, um Rebe escuta aquilo que você está dizendo com sua alma.

Vou explicar o que quero dizer.

Certa vez um adolescente perguntou ao Rebe: “Acredita em reencarnação?”

A resposta do Rebe foi curta e enigmática.

“Sim, acreditamos em reencarnação. Mas não esperamos até então.”

Esta resposta parece intrigante. Esperar até quando? O garoto fez uma pergunta simples, que poderia ser respondida com um sim ou não. O que quis o Rebe dizer com “não esperamos até então?”


 
Creio que o Rebe estava respondendo a algo mais que a pergunta técnica. O Rebe sabia como responder à pessoa, não à pergunta. A maioria de nós responde a uma pergunta que nos é feita. O Rebe respondia à pessoa por trás da pergunta. Com essa percepção ele identificava de onde a pergunta estava vindo, e se dirigia ao tema subjacente em vez de apenas àquele apresentado.

Quando o garoto perguntou sobre reencarnação, ele não estava perguntando sobre o conceito teológico abstrato. Ele queria saber se esta vida é tudo que existe, ou se há algo mais. A possibilidade de reencarnação muda a maneira de olharmos a vida. Estivemos aqui antes, e portanto alguns dos eventos que nos acontecem agora podem ser reminiscências de uma vida anterior. E podemos viver novamente, o que significa que temos outra chance de completar assuntos inacabados desta vida na próxima.

Parece ser isso o que o Rebe estava advertindo ao rapaz. A reencarnação não significa procrastinação. Não a use como desculpa para adiar o que você precisa fazer nesta vida na próxima.

Na verdade acreditamos na reincorporação da alma, o que significa que acreditamos em segundas chances. Mas; talvez esta vida seja a segunda chance. Não deixe para depois.

Este é o poder de um Rebe. Um rabino comum, quando lhe é feita uma pergunta assim, poderia começar citando fontes místicas e explicando doutrinas complexas. Mas o Rebe, numa resposta de dez segundos a um adolescente, ensinou um ponto de vista abrangente e prático. 

Viva esta vida como se fosse a sua última chance. Você pode ter tido vidas passadas, e talvez tenha vidas futuras, mas não espere por elas. 

Faça o que tem de fazer agora.


Shavua Tov!


E faça o favor de ser feliz! ZD



Fontes:

2 comentários: