quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Um judeu alemão actor e director de cinema






Kurt Gerron - (11 de Maio de 1897 - 28 de Outubro 1944) foi um judeu alemão actor e director de cinema.




Pintura de Shalom Sebba






Kurt Gerson nascido de uma família de comerciantes abastados de Berlim, estudou medicina antes de ser chamado para o serviço militar na I Guerra Mundial. Após ser gravemente ferido, ele foi colocado como médico militar no exército alemão (apesar de ter sido feito apenas o segundo ano na universidade). Depois da guerra Gerron virou-se para uma carreira nos palcos, tornando-se um ator de teatro sob a direção de Max Reinhardt, em 1920. Ele apareceu em papéis secundários em vários filmes mudos e começou a dirigir curtas-metragens em 1926.


A popularidade de Gerron no cinema veio com O Anjo Azul (Der Blaue Engel, 1930) com Marlene Dietrich. 




Dois anos antes, Gerron originou o papel de "Tiger" Brown na produção 1928 premiere de A Ópera dos Três Vinténs (Die Dreigroschenoper), no Teatro Berlim no qual ele também cantou " Mack the Knife ". Com o sucesso internacional do show, o nome de Gerron e já com voz gravada, tornou-se conhecido em toda a Europa.







Depois de 1933 a tomada do poder pelos nazis (conhecido hoje como o Machtergreifung), Gerron deixou a Alemanha nazi com sua esposa e pais, viajando primeiro para Paris e depois para Amesterdão. Ele continuou a trabalhar lá como actor no e dirigiu vários filmes. Várias vezes lhe ofereceram emprego em Hollywood por intermédio de Peter Lorre e Josef von Sternberg, mas ele recusou-se a deixar a Europa.




Após a Wehrmacht ocupar a Holanda, Gerron foi colocado pela primeira vez no campo de trânsito de Westerbork, antes de serem enviados para o campo de concentração de Theresienstadt. Lá, ele foi forçado pela SS para encenar a revisão cabaret, Karussell, no qual ele voltou a cantar Mack the Knife, bem como composições de Martin Roman e outros músicos e artistas presos.




Em 1944, Gerron foi coagido a dirigir a propaganda em filme destinado a ser visto em países "neutros" (na Suíça, Suécia e Irlanda, por exemplo) que mostram como eram as condições "humanas" em Theresienstadt. Depois de concluída a filmagem, Gerron e os membros do de Jazz Martin romanos 's Swingers do gueto foram deportados no último comboio de transporte para o campo de Auschwitz. Gerron e sua esposa foram gaseados imediatamente à chegada, junto com toda a comitiva do filme (exceto Roman e o guitarrista Coco Schumann). No dia seguinte, Reichsführer SS Heinrich Himmler ordenou o fechamento das câmaras de gás.








Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário