segunda-feira, 10 de junho de 2013

O dia de hoje na história judaica - 2 de Tamuz 5773




Marc Chagall


Yossef – Para mim, o homem de grandes exemplos a 
seguir nos dias de hoje. ZD J




Yossef, o filho do Patriarca Yaacov, nasceu em Charan (Mesopotâmia) a 2 de Tamuz de 2199 (1562 AEC), o primeiro filho da esposa mais querida de Yaacov, Rachel, nascido após sete anos de casamento. Ele faleceu na mesma data 110 anos depois, no Egito.



Quando Yossef tinha seis anos, Yaacov e sua família voltaram à Terra Santa, e se fixaram em Hebron. Embora mais jovem que dez dos seus onze irmãos, ele era o favorito do pai, e acabou sendo vendido como escravo por seus irmãos e levado ao Egito; quando recusou o assédio da esposa do seu amo, ela o mandou colocar na prisão, onde permaneceu durante 12 anos.


Yossef capturado pelos irmãos e vendido como escravo aos Egípcios.
Pintura de Konstantin Flavitsky


A grande escassez levou seus irmãos ao Egito e Yossef acabou revelando sua identidade e reconciliando-se com eles. Assentou seu pai e toda a família – um total de 70 pessoas – no Egito. O primeiro dos irmãos a morrer, Yossef transmitiu a eles a Divina promessa feita a Yaacov de que seus filhos seriam tirados do Egito e voltariam à terra natal, e fê-los prometer que levariam seus restos mortais com eles ao partirem do Egito.



Fontes:


Sem comentários:

Enviar um comentário