quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Curta-metragem do Chanucá!



Mensagem

Lições de Chanucá

Pare o Sevivon!
Pare o Sevivon!
Por Naftali Silberberg
E é exatamente disso que trata Chanucá. Há cerca de 2.100 anos o sevivon coletivo de nossa nação sofreu uma parada brusca, e as letras divinas que animam e dirigem toda a criação ficaram à mostra. Durante oito dias, o brilho da Menorá do Templo iluminou uma realidade que os gregos tinham tentado obscurecer: há uma mão que controla todo evento e ocorrência.
A Chama Piloto
A Chama Piloto
Por Rabino Simon Jacobson
Se olharmos atentamente para os detalhes de Chanucá – a Menorá, a história, o número de chamas – eles podem revelar a natureza de nossa alma.
Uma Mensagem Universal
Uma Mensagem Universal
Chanucá contém uma mensagem universal para todos os povos de todas as fés - uma mensagem de liberdade, da vitória do bem sobre o mal, da luz sobre as trevas.
A Lição Através da Luz
A Lição Através da Luz
Embora Chanucá seja celebrada apenas durante oito dias no ano, a mensagem da festa e de suas luzes são válidas o ano inteiro.
Luzes
Luzes
Chanucá transforma a Menorá, de instrumento para disseminar a luz do dia, em instrumento para extrair a essência luminosa da escuridão em si.
Mensagem do Rebe
Mensagem do Rebe
"Maravilha das maravilhas! Os enormes exércitos sírios são vencidos e o vasto império é derrotado. Nossa vitória é completa."
A Luz Fala
A Luz Fala
Sou pura, e mantenho minha pureza onde quer que eu vá. Os raios que penetram uma masmorra imunda são tão puros quanto aqueles que inundam um palácio de mármore branco.
Uma Ponte para o Nosso Tempo
Uma Ponte para o Nosso Tempo
Por Rabino Shabsi Alpern
Os Macabeus lutaram por aqueles ideais e valores que tornaram o judaísmo "único" – amor e louvor a D’us, santidade e humildade, amor ao próximo, busca da justiça.
Quebrar Recordes
Quebrar Recordes

Por Rabino David AzulayEm resumo, superar os limites da alma não é tarefa simples, mas é nosso desafio diário. Aliás, foi esta a grande vitória alcançada pelos macabeus contra os helênicos, que cultuavam o corpo, na história de Chanucá.
Conservar o Azeite Puro
Conservar o Azeite Puro
Chanucá nos lembra que o maior perigo na vida judaica não é a ameaça de sua supressão ou de sua extinção completa, mas antes, a tendência de profaná-la alimentando sua Menorá com óleo impuro.

 Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário