quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A Sinagoga Jobar - Damasco - Síria




A Sinagoga Jobar é uma sinagoga com 2.000 anos de idade e está localizada nos subúrbios de Jobar, Damasco. Foi construída em memória do profeta bíblico Elias, e tem sido um local de peregrinação judaica por muitos séculos. É também a sepultura de um dos sábios prodígios do século XVI.
Segundo a tradição, a sinagoga foi construída em cima de uma gruta onde o profeta Elias se escondeu durante a perseguição. Existem relatos que afirmam que a sinagoga pode ter sido construída por Eliseu e reparada durante o primeiro século por Eleazar ben Arach. Há quem diga também, que a unção bíblica dada por Eliseu ao rei Hazael da Síria teve lugar nesta sinagoga.
Uma das primeiras fontes a mencionar a existência da sinagoga é o Talmud, que afirma que o rabino Rafram Barra Pappa rezou na sinagoga de Jobar.
 
 
Periodo Mediaval
Durante o período medieval, Jobar foi a casa de uma importante comunidade judaica. Ibn Tulun  em 1546, menciona que: "Jobar é uma aldeia judaica com uma presença muçulmana". Em 1210 um judeu francês, Samuel ben Samson, ao visitar Damasco, contou que viu a "bela sinagoga situada fora da cidade", (em Jobar). Um viajante anônimo judeu que chegou poucos anos depois da imigração espanhola, disse que encontrou 60 famílias judias na aldeia de Jobar e que tinha uma sinagoga muito bonita. "Eu nunca vi nada como isso", diz o autor, "é apoiada por treze colunas. O "Chronicle" de José Sambari (1672) diz que a comunidade judaica de Damasco viveu principalmente em Jobar, e ele sabe da sinagoga de Eliseu e da caverna de Elias, o tisbita. Benjamin II em 1864, descreveu a sinagoga como lembrando-o de "o Moawiah Mesquita." "O interior é suportado por treze pilares de mármore, seis à direita e sete do lado esquerdo, e está em toda incrustada com mármore. Sob o santuário sagrado de uma gruta e a descida para a mesma é de cerca de 20 passos. De acordo com os judeus, o Profeta Eliseu disse ter encontrado nesta gruta um lugar de refúgio.
Na entrada da sinagoga, em direção ao meio da parede, à direita, tem uma pedra com forma irregular, na qual podem ser observados os vestígios de vários passos.
Do século XIX em diante
Documentos do início do século XIX revelam propriedades na vila que pertencia a judeus, que foram alugados para os membros de outras comunidades. Durante a acusação de motim depois de assassinato ritual contra os judeus de Damasco em 1840, o turba caiu sobre a sinagoga, que saquearam e destruíram inclusive os pergaminhos da Lei.
Em 1847, apenas uma família judia foi deixada na vila, e que teve o cuidado de manter a sinagoga. Em dias de festa, muitos dos judeus de Damasco viajam até à sinagoga para a admirar e durante todo o ano, a sinagoga é frequentemente visitada por judeus de todo o mundo. Alguns quartos no quarteirão ao lado da sinagoga foram utilizados como refúgio por alguns judeus de Damasco por alguns dias durante a primavera e o verão.
Após o estabelecimento do Estado de Israel, os judeus na Síria enfrentaram a maior discriminação do governo sírio e foram aplicadas rígidas restrições sobre eles. Propriedades dos judeus não podiam ser vendidas e as que tinham sido abandonados foram confiscados. A sinagoga foi tomada e convertida numa escola para deslocados palestinos árabes.
 
A sinagoga é considerada a mais sagrada da Síria e local de peregrinação para os judeus. No passado, as pessoas doentes eram levadas para a gruta por debaixo da sinagoga e deixada lá sozinha durante a noite, na esperança de que o espírito de Eliseu exercesse uma influência de cura sobre elas.
 
Fontes:
http://www.pizmonim.org/overview.php?section=Shuls

Sem comentários:

Enviar um comentário