segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A casa queimada na cidade velha de Jerusalém!







A casa queimada (em hebraico: השרוף הבית) é um magnífico edifício no bairro judeu da Cidade Velha de Jerusalém.


A casa queimada também é conhecida pela casa de Katros devido à inscrição  gravada numa placa que foi descoberta na casa. A família Katros é mencionada pela primeira vez no Talmud numa lista de quatro famílias de sacerdotes do templo favorecidos por sua posição.

Foi nomeada a casa queimada, porque é um testemunho singular da destruição e queima de Jerusalém pelos romanos em 70 AEC.

A casa foi queimada durante a conquista da cidade alta de Jerusalém pelos romanos, no oitavo dia do mês de Elul, no mesmo fogo que destruiu o templo.


Após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, foi reconstruída no Jewish Quarter, e realizadas extensas escavações arqueológicas na região, incluindo a casa incendiada. Foram encontradas moedas na casa emitidas pelos governadores romanos da Judeia, assim como outras emitidas pelos rebeldes judeus em 67/69 AD. O piso térreo da casa queimada foi exposto e revela uma casa com uma área de cerca de 55mts quadrados.


Inclui um pequeno pátio, quatro quartos, uma cozinha e um micvê (espaço onde realizam banhos de purificação). As paredes da casa foram mantidas a uma altura de cerca de um metro. Hoje, a casa queimada é um museu aberto ao público.







*No interior da casa, para além da exposição passam um filme onde é dramatizada a situação vivida por aquela família até à destruição e à morte de todos. Muito bem feito. A sala escurece toda, e o filme é projetado sobre o que se vê na foto, na parede ao fundo. É como se estivesse mesmo a acontecer ali, à frente dos nossos olhos.





As fotos do interior da casa, o texto* que as acompanha como informação adicional e o link sobre o tema, foram  cedidos por:

Paula Rodrigues,

a quem deixo os meus sinceros agradecimentos pela inteira disponibilidade e simpatia.


Muito obrigada

Beijinhos


Fontes:
Paula Rodrigues

http://eteacherhebrew.com/es/articles/la-casa-quemada-en-jerusal%C3%A9m

Crédito: judaica trimestre

1ª foto: Jerusalemshots

Sem comentários:

Enviar um comentário