domingo, 8 de julho de 2012

Isaac Aboab da Fonseca






Isaac Aboab da Fonseca (Castro Daire, 1605 - Amesterdão, 1693) foi um rabino e intelectual judeu português.







Nasceu em Castro Daire, Portugal, mas a sua educação, a partir dos sete anos, foi feita na Holanda, tendo Uriel Costa como mestre. Escreveu em castelhano e em hebraico.


Rabino e escritor português. É o primeiro religioso de origem judaica a chegar ao Brasil. Isaac Aboab da Fonseca (1605-1693) nasce em Castro Daire e, ainda criança, é levado para a Holanda. Nesse período, a Inquisição tem grande poder em Portugal, e milhares de famílias de judeus portugueses são expulsas do país. A Coroa holandesa, que atuava na vanguarda do movimento de reforma do catolicismo, adota a política de acolher perseguidos religiosos de várias partes da Europa.


A maioria dos judeus emigrantes que se estabelece no país vive na penúria. Com a tomada do Recife pela Holanda, esses grupos são atraídos pela oportunidade de progredir na mais rica capitania portuguesa da época, e navios fretados por judeus passam a chegar quase todo mês no Recife.


Para chefiar essa comunidade judaica, em crescimento acelerado no Recife, é enviado ao Brasil em 1642 o rabino Fonseca, que passa a ser o primeiro religioso judeu das Américas. Nessa condição se torna o primeiro escritor de textos literários em hebraico do Novo Mundo, ao redigir três orações em que relata o sofrimento e as provações por que já passara o povo judeu.


Em 1654, com a retomada da cidade pelos portugueses e a hostilidade para com os judeus, por causa da intolerância religiosa que existiu em algumas épocas em Portugal, o rabino retorna a Amesterdão para reencontrar sua família. Trabalha como diretor da Academia Religiosa e participa do tribunal que excomunga o filósofo Benedito Spinoza, em 1656. Escreve várias obras em castelhano e em hebraico.


Também conhecido pelo apelido São João de Luz, morre em Amesterdão, aos 88 anos.


Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário