quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sami Zilkha




Sami nasceu em Bagadá em 1936 e imigrou para Israel em 1951. Sua primeira introdução ao mundo da arte foi através de seu trabalho com Jan Gilon, o pintor, no Teatro Do Re Mi. Ele se formou na Faculdade de Tel Aviv para professores de arte em 1970.  

Durante um período de dois anos, Sami aprendeu sozinho o ofício de ourives e por muitos anos foi o ourives principal na oficina do falecido Eli Gera e com grande capacidade ele produziu joias para as atrizes Maria Schell, Magnani Anna e Elizabeth Taylor, os atores Peter Ustinov e Jean Mare e para o cantor Adamo. Além de joias, Sami começou a projetar arte Judaica e gradualmente, traduziu estes projetos para a pintura.



Durante os últimos 15 anos ele ainda continua a desenvolver o seu trabalho. Sua técnica é única e na verdade ele é o fundador da técnica mixed media. Ele começa a trabalhar com cartão e tecido, misturando-os num líquido e criando um molde. Sami grava a imagem que ele quer criar no molde e cola- a uma placa de lona. Ele deixa secar e depois grava a imagem. Ele então pinta três camadas de óleo, não acrílico. Cada trabalho pode levar de 5 a 15 dias a completar. Sua obra tem sido estudada em todo o mundo e destacada em vários museus e galerias exclusivas de Israel.




"Todas as minhas pinturas são tomadas a partir de declarações da Torá.

Elas flutuam no espaço, como uma alma errante. 

Elas são imaginárias e surrealistas. 

O mistério nestas declarações e na minha arte é que não sei quem as escreveu e mesmo assim todos nós acreditamos nelas porque obtêmo-las como um fato. "




Fonte:
http://www.brunoartgroup.com/Sami_Zilkha/

Sem comentários:

Enviar um comentário