domingo, 3 de junho de 2012

A MÚSICA DA BÍBLIA




Um código decifrado
Texto Massorético, c. 920, Códice Allepo, editor Aaron ben Asher

The Music of the Bible Revealed – Salmo 98 -


    As canções da Bíblia, bem como outros textos bíblicos, foram escritos visando uma interpretação lírica da voz humana. Mas durante séculos não foi possível cantá-los na forma original, pensando-se que a sua música se tinha perdido.




    Em 1976 a musicóloga francesa Suzanne Haïk-Vantoura (1912-2000) publicou um livro e um LP – La Musique de la Bible révelée -, demonstrando a sua tese de decifração do significado das várias componentes do texto massorético1.
     Haïk-Vantoura, profunda conhecedora da língua hebraica, do texto bíblico e, naturalmente, com uma formação musical exigentíssima, determinou, após um trabalho de investigação que durou quase cinco anos, que os acentos (te’amim) do texto massorético são, simultaneamente, musicais e exegéticos.


OS ACENTOS (TE’AMIM)



    Os acentos (te’amim) definem a melodia da Escritura a ser cantada na leitura pública; definem, igualmente, a acentuação silábica da leitura (estes dois aspetos, melodia e rimo, são musicais). Mas também mostram a forma como as palavras se devem ligar entre si, conforme se encontrem no final dos versos ou das frases, ou no interior das mesmas (este aspeto é exegético). Com efeito, a acentuação mais não é do que uma inflexão natural da voz, seguindo regras de pontuação e fraseamento - «E falou Moisés, na presença de toda a congregação de Israel, as palavras deste cântico (canção-falada, cantilena ou cantilação) até se acabarem» (Deut. 31:30); David escreveu: «Teus estatutos têm sido a inspiração de meus cânticos (zemirot, canções acompanhadas por harpa ou lira) por onde quer que eu peregrine» (Salmo 119:54).




INSTRUMENTOS MUSICAIS E SUAS TÉCNICAS


    A redescoberta dos sistemas melódicos da Antiguidade permitiu compreender não só a afinação de instrumentos como a lira ou a harpa, bem como outras técnicas instrumentais.




Lira , harpa, trompetes de prata, sinos de ouro, shofar e tamborim de pele.


A MÚSICA LITÚRGICA NO TEMPLO E NA SINAGOGA


    A redescoberta do sistema melódico confirma a existência de dois níveis de música litúrgica no antigo Israel, particularmente no período do Segundo Templo2: no Templo a música era de nível profissional e na sinagoga era mais de raiz popular, ou uma combinação dos dois sistemas. Peregrinos que se deslocavam ao Templo, ouviam, lembravam e conseguiam usar fragmentos da música que tinham ouvido, nas suas sinagogas locais, o mesmo acontecendo com os cristãos primitivos.


RECEÇÃO DA TESE DE HAÏK-VANTOURA


    Quando Haïk-Vantoura apresentou a sua tese em língua francesa, o livro incluía uma longa lista de especialistas de renome, em França e Israel: músicos, compositores, musicólogos, e até académicos da área de investigação de textos hebraicos e massoréticos. A edição de 1978 recebeu o Prémio Bernier, o mais alto galardão do Instituto de França. Uma das mais notáveis personalidades a aprovar o trabalho de Haïk-Vantoura, com uma competência reconhecida na área da Tradição Judaica, foi o então Rabino-mor de França, Jacob Kaplan. No entanto, a Comunidade Rabínica, tanto na Europa como em Israel, recebeu o trabalho de Haïk-Vantoura com grandes reservas. Já nos EUA, tanto a comunidade académica, como as comunidades judaica e cristã, mostraram entusiasmo pela obra.

 
CONCLUSÃO
    Reconstruir a “Música da Bíblia” é uma tarefa de tal forma grandiosa, tão complexa, que exige mais investigação. Todavia, as evidências apresentadas são consistentes com a seguinte conclusão: “A Bíblia Hebraica” (Tanakh) foi criada, pensada e transmitida na forma especializada de “arte cantada”. Foi escrita não por simples autores literários, mas por inspirados poetas-compositores, que utilizaram princípios universais de composição musical com um objetivo específico, numa cultura específica.


The Music of the Bible Revealed - Números 6:22-27 (Bênção Sacerdotal – Bircat Cohanim)

1Texto massorético – Texto hebraico da Bíblia, utilizado para a Tanakh (Bíblia Hebraica) no Judaísmo moderno, e também como fonte de tradução para o Antigo Testamento da Bíblia Cristã (tanto protestante como católica);
2 Segundo Templo – O Segundo Templo, foi o templo que o povo judeu construiu em Jerusalém, finda a Catividade na Babilónia, no mesmo local onde existira antes o Templo de Salomão. Foi o centro de culto do Judaísmo entre 515 a.e.c. e 70 da e.c., ano em que foi quase totalmente destruído pelas tropas do General, e futuro Imperador Romano, Tito Flávio.



Este artigo foi mais uma preciosa pesquisa da minha querida amiga
Sónia Craveiro.
Dizer-lhe simplesmente obrigada é sempre pouco.
Beijinhos



Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário