terça-feira, 8 de maio de 2012

O México e o judaismo


Sinagoga Justo Sierra, México.

Os judeus viveram no México desde a conquista espanhola. Hoje os números da comunidade são de aproximadamente 68.000, concentrada principalmente na Cidade do México . Outras comunidades são encontrados no estado de Jalisco , principalmente em Guadalajara e cidades vizinhas, e em Monterrey , Veracruz , Culiacán , e Tijuana .

Templo Adat Israel - Shul de Alamos, México


Templo Adat Israel - Shul de Alamos, México.

Houve judeus no México desde que Hernán Cortés  conquistou os astecas, acompanhados por vários conversos. Mais tarde, os judeus emigraram para o México para escapar da Inquisição. Alguns desses judeus espanhóis foram forçados a converterem-se ao catolicismo (Converso judeus), mas muitos mantiveram suas práticas religiosas judaicas em segredo (muitos foram mortos no que é conhecido como a Inquisição mexicana ). Também são conhecidos como anussim. No entanto, alguns conversos e seus descendentes mantiveram as conversões ao cristianismo, mas sentem-se e vivem como judeus.


Beit Hamidrash, Sinagoga Nidje Israel Ashkenazi, México.

Devido ao poder da Igreja Católica no México, poucos judeus migraram para lá durante o período colonial espanhol. Na década de 1860, um grande número de judeus alemães se estabeleceu no México, como resultado de convites de Maximiliano I do México . No começo  da década de 1880 muitos  judeus ashkenazís  que fugiam dos pogroms na Rússia e Roménia vieram para o México. Outra grande onda de imigração ocorreu quando o Império Otomano entrou em colapso, levando muitos sefarditas judeus da Turquia, Marrocos , e  de algumas partes da França a fugir. Finalmente, uma onda de imigrantes fugiram com o crescimento nazi e as  perseguições na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.


Beit Hamidrash, Sinagoga Nidje Israel Ashkenazi, México.

Hoje, existem cerca de 40.000 judeus no México, é apenas um dos  países cuja população judaica está projetada para crescer no futuro.  Há vários setores da comunidade judaica no México, o maior dos quais é a comunidade Ashkenazi. A comunidade Mizrahi é  constituída principalmente por sírios imigrantes que frequentam o Maguen David e congregações Monte Sinai. Judeus mexicanos referem-se ao mizrahim como "árabes judíos" ou "árabe judeus". A comunidade sefarditas  é formada principalmente por descendentes de turcos imigrantes, e também de gerações muito antigas que vieram de Espanha.


Beit Hamidrash, Sinagoga Nidje Israel Ashkenazi, México.

Enquanto a maioria dos judeus no México estão concentrados na Cidade do México, existem comunidades   judaicas  substanciais em Guadalajara, Monterrey, e Tijuana. Recentemente, um pequeno grupo de famílias mexicanas judias  imigraram para Cancún. Há um pequeno grupo de judeus americanos que  se mudaram e se implantaram  nas cidades de aposentadoria, Lago de Chapala e Ajijic no estado de Jalisco, eles  reúnem-se uma vez por mês para serviços religiosos e, ocasionalmente,para  interagir com seus colegas mexicanos judeus perto de Guadalajara .
Em 1938, o Comité Central para a Comunidade Judaica do México (Comité Central de la comunidad Judia de México), surgiu como uma organização guarda-chuva para as diferentes comunidades étnicas e religiosas judaicas no México, a sua análise e opinião é de uma agência judaica  chamada  Israelita Tribuna .


Beit Hamidrash, Sinagoga Bet, México.

Há uma série de  comunidades judaicas Maias, que foram  convertidos ao longo dos estados de Yucatán, Chiapas, Guerrero e Quitana Roo.



Fonte:

2 comentários: