terça-feira, 15 de maio de 2012

Menachem Shemi





O pintor Menachem Shemi (1897-1951) foi um dos pioneiros da pintura e da arte israelita. A exposição intitulada "Menachem Shemi - homem e artista", que teve lugar no Museu de Arte de Tel Aviv no passado dia 11 de Setembro de 2009 e que se fez seguir de um intervalo muito longo desde que a sua única exposição em vida e individual teve lugar no Museu de Tel Aviv em 1946, uma segunda ficou então prevista para 1950, que após a sua morte súbita acabou por ser uma exposição de homenagem em 1952.





Interior de uma sinagoga sefardita

Menachem Shemi (Schmidt) nasceu em Bobruisk, Rússia Branca, e emigrou para a Palestina para estudar na Escola de Arte Bezalel em Jerusalém em 1913. Seu propósito era principalmente explorar a cultura oriental mas logo vieram ao cimo as suas profundas raízes emocionais da sua nova pátria. Após sete anos de pobreza e andanças, ele se estabeleceu em Tiberíade em 1920 onde começou a sua vida como pintor e professor. Em 1922, Shemi, mudou-se para Haifa. Durante a 2 ª Guerra Mundial ele serviu no Exército britânico (1942-1945) e foi colocado no Egito, Líbia e Itália onde ainda encontrou tempo para continuar a pintar, mesmo enquanto usava uniforme. Em 1947 Shemi começou a pintar em Safed, a cidade montanhosa situada na Galileia superior de Israel, onde se estabeleceu em 1948. Foi em Safed que Shemi atingiu o apogeu da sua criatividade num processo em que se envolveu de coração apesar da queda de seu filho numa batalha no final da Guerra da Independência de Israel em 1948.


Refugiados na sinagoga em Courtyard



Menachem Shemi foi um importante pintor, que alcançou um status central no mundo da arte em Israel. A partir dos anos 1920 aos anos 1950, e até mesmo a título póstumo, ele foi reconhecido como um grande pintor pela intensidade das suas cores, elevando a sua pintura para níveis internacionais. O colorido de sua pintura certamente derivado da aparência da natureza, mas que ao mesmo tempo alcançava uma vida própria, criando um fluxo autónomo musical que afeta diretamente os sentidos e contém as sementes da abstração. Desta forma Shemi foi lançado na pintura israelita apesar da sua dependência muito estreita sobre o visível, com o objetivo de ampliar e aprofundar a experiência emocional do espectador.


Sinagoga em Safed


Pescadores


Lavadeiras judias


Comerciantes em Safed

Daliah Belkine, curador da exposição, é o autor do livro "Menachem Shemi - homem e artista", que foi publicado no dia da exposição: 11 de Setembro. Naquele dia também seria lançado um site dedicado ao património Menchem Shemi na forma de um catálogo raisonné.

Fonte:

http://designtaxi.com/news/28572/Tel-Aviv-Museum-Of-Art-Presents-Menachem-Shemi-Man-And-Artist/

Sem comentários:

Enviar um comentário