segunda-feira, 30 de abril de 2012

Samuel Hirszenberg




Pintor polaco, nascido em Lodz 1866. Ele estudou na Academia de Cracóvia 1881-1885, e completou seus estudos em Munique (1885-1889). Começou sua carreira artística com as pinturas "Urania" e "Yeszybolen", pelo qual recebeu uma medalha de prata na Exposição de Paris de 1889.

Em Paris ele assimilou com a escola francesa, o resultado disso foi visto em seu "Esther e Haman." Voltando a Cracóvia em 1891, ele produziu "O silêncio do Campo", um cemitério judeu de ser o assunto. Desde 1893 ele residia em sua cidade natal, Lodz. Entre suas pinturas mais recentes são "Conferência A Little", que ganhou uma medalha de prata na Exposição de Berlim, e "Paz sábado", premiado com o primeiro prêmio em Varsóvia e Cracóvia (1894). Desde então, produziu sua obra maior, "O Judeu Errante", que foi calorosamente elogiada na Exposição de Paris de 1900.





Samuel Hirszenberg praticava pintura realista , gradualmente vai para o impressionismo, muito de seu trabalho se relaciona com o simbolismo e entra na terra do expressionismo. Ele pintou as melancólicas cenas de judeus, as grandes alegorias, muitas vezes inspirado pela literatura. Ao mesmo tempo fez tradicionais retratos e inúmeras paisagens e composições decorativas. Ele aborda temas de perseguição e pogroms contra judeus, representando os rituais e tradições judaicas, ilustrou o lento processo de assimilação. Suas obras foram em grande parte destruídas durante a Segunda Guerra Mundial, a parte sobrevivente está dispersa em colecções particulares.








Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário