terça-feira, 24 de abril de 2012

Dunash ben Labrat


Dunash ben Labrat

 (920-990)

Dunash ben Labrat, também conhecido como, o rabino Adonim Halevy (ha-Levi), viveu na Espanha no meio do décimo século. Ele estudou com Saadia Gaon e serviu como um rabino, possivelmente em Córdoba, ao mesmo tempo que Menachem ben Jacob ibn Saruḳ, Hisdai ibn Shaprut seu secretário que estava a trabalhar em seu dicionário  bíblico. Foi gramático e piyyutam (poeta litúrgico), as obras de Dunash incluem o Shabat canção Dror Yikra e Dvai Hasair, o prefácio (agora) tradicional para Bircat Hamazon em casamentos.




Dunash escreveu uma série de respostas contra Menachem e apresentou-lhes, com louvor e gratidão, para Hisdai. Ele alegou ter disputado 200 itens, mas no texto que foi preservado há apenas 160 entradas. Muitos dos comentários Dunash tratam-se de explicações a Menachem, que, em sua opinião, eram susceptíveis de induzir em erro em questões da halachá e crença. Este fator religioso pode explicar a gravidade de seu ataque.







Este documento dolado esquerdo
contém citações de Dunash

E o do lado direito é um poema de Dunash











Três estudantes Menachem, Isaac ibn Kapron, Isaac ibn Gikatilla, e Judá Hayyuj, ficaram contra Dunash enviaram a resposta por escrito com 50 itens. Um Estudante de Dunash, Yehudi ben Sheshet respondeu drasticamente.
Rashi, que sabia da discussão entre a escola de Menachem e a escola da Dunash, cita Dunash cerca de 20 vezes. Tam R. escreveu "decisões" sobre as divergências entre Dunash e Menachem.






A maior controvérsia entre os estudiosos foi a natureza da raiz hebraica. Sabemos hoje que em hebraico palavras são compostas de três letras raízes. Isto não foi conhecido no mundo medieval judaico. Ambos Menachem e Dunash estavam errados em suas análises gramaticais, pois eles assumiram que algumas raízes pode ser uma ou duas letras. Apesar desta controvérsia, Dunash era mais conhecido por sua poesia. Ele foi o primeiro poeta judeu a traduzir a poesia árabe para o hebraico, lançando assim as bases para a poesia medieval. Ele levantou um grande dilema no início, mas logo a poesia hebraica secular foi usando formas clássicas e tornou-se o orgulho de Espanha. Solomon ibn Gabirol escreveu um poema louvando Judah Halevi, referido Dunash como o maior poeta de todos os tempos. Apenas alguns dos poemas Dunash foram descobertos e a maioria são conhecidos apenas por linhas citadas em outros lugares. Um fragmento Cairo Geniza indica que dez enigmas rimados foram encontrados e que se pensava ser a obra de Ibn Gabirol, mas que afinal foram escritos por Dunash.



Fonte:
http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/biography/Labrat.

Sem comentários:

Enviar um comentário