terça-feira, 3 de abril de 2012

As Haggadot de Arthur Szyk





Arthur Szyk acreditava que a arte podia mudar o mundo e ele passou a vida tentando desesperadamente provar a sua teoria.
Em 1934, ele declarou:


"Estou decidido a servir o meu povo com toda a minha arte, com todo meu coração, com todo o meu talento e com todo o meu conhecimento".




Arthur Szyk (16 de Junho, 1894 - 13 de Setembro de 1951) foi um artista gráfico, ilustrador de livros, cenógrafo e caricaturista. Arthur Szyk nasceu numa família judia em Łódź, na parte da Polónia, que estava sob o domínio russo no século XIX. Ele sempre se considerou um judeu.

A partir de 1921, viveu e criou suas obras, principalmente na França e na Polónia, e em 1937 ele se mudou para o Reino Unido. Em 1940 estabeleceu-se definitivamente nos Estados Unidos, onde obteve a cidadania americana em 1948.






Arthur Szyk tornou-se um artista de renome, um gráfico e ilustrador de livros, no período entre guerras - as suas obras foram expostas e publicadas não só na Polónia, mas também na França, Reino Unido, Israel e nos Estados Unidos. 



No entanto, ele ganhou popularidade real, através de caricaturas de guerra, em que, após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, ele descreveu os líderes das potências do Eixo - principalmente Adolf Hitler, Benito Mussolini e do Imperador Hirohito. Depois da guerra, dedicou-se às questões políticas, desta vez apoiando a criação de Israel.





O trabalho de Szyk caracteriza-se pelo seu conteúdo material por compromisso social e político, e pelo seu aspecto formal, por sua rejeição do modernismo e desenho sobre as tradições de pinturas medievais e renascentistas, especialmente manuscritos iluminados a partir desses períodos. 

Diferentemente da maioria dos caricaturistas, Szyk sempre mostrou grande atenção aos efeitos das cores e aos detalhes das suas obras.





Hoje, Szyk é um artista bem conhecido e com muitas exibições apenas no seu país natal - os Estados Unidos. Na Europa, desde o final dos anos 1990 as exposições da sua arte foram montadas nas cidades polacas de Cracóvia, Varsóvia e Łódź, bem como em Berlim, Alemanha. A recente publicação de uma biografia em língua polaca edição Szyk e transmissões públicas do documentário "Arthur Szyk - Iluminador" (Marta Tv & Cinema, Telewizja Polska (Łódź), 2005) também melhoraram estatuto de Szyk na sua pátria-mãe, Polónia.
















Sem comentários:

Enviar um comentário