domingo, 11 de março de 2012

Para refectir sobre Pessach

Pessach – “O dia das crianças"!
 
 
Na minha opinião e na de muitos judeus, esta é a data mais marcante de nosso calendário.
A história que comemoramos, o seu simbolismo, as suas mensagens... Tudo é fantástico, mas o mais marcante é a sua pedagogia!
 
-“Pedagogia de Pessach? Você acha que eu estou usando um termo contemporâneo demais para me referir a uma comemoração que data de milênios?”
 
Não, pois por incrível que pareça, desde o texto da Torah, temos várias indicações de que o ponto mais importante desta comemoração é a transmissão da história e de seus valores aos nossos descendentes, aludindo inclusive ao fato de que devemos usar de linguagens diversas de modo a atingirmos todos os nossos tipos de filhos! (moderno, não é?)
 
Justamente por causa da importância desta ênfase no aspecto pedagógico, nossos antigos sábios – de mais de 2000 anos atrás – Baseados no texto bíblico, montaram um fantástico enredo para ser seguido no Seder de Pessach – a ceia – onde símbolos, perguntas e até mesmo um caça tesouro, fazem com que a criança se sinta interessada e participe como agente central desta linda e poderosa comemoração.
 
Amigo, se você ainda tem dúvidas sobre o que deu forças ao povo judeu de acreditar em seu poder de superação mesmo nos piores momentos de sua história, reflita sobre o poder que tem a mensagem desta festa sobre qualquer criança que cresceu ano após ano, ouvindo e participando desta história de sofrimento, força, vitória e fé!
 
Papai, mamãe e avós, ao fazerem o seder de Pessach, não o façam de modo corrido e nem como se fosse uma cerimônia enfadonha. Preparem-se de antemão para que seu principal objetivo seja alcançado: A participação e a educação das crianças.
 
 

Deste modo vocês perceberão que a religião não é uma tradição enferrujada e sem sentido, e sim, uma fonte inesgotável de valores universais, cada vez mais importantes em nossas vidas, na medida em que nossa juventude se afunda no materialismo e hedonismo descomedido!
 

 

Viva a religião equilibrada, humana e com sentido!
Viva Pessach!
Texto retirado na integra do Blogger :
 
 
More Ventura!
Judaísmo e Atitude!!!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário