domingo, 25 de março de 2012

Judeus Restauram Sinagogas na Síria







Judeus restauram sinagogas em Damasco enquanto a Síria procura melhorar a sua imagem


Por Massoud A. Derhally







Albert Cameo, líder do que resta da comunidade judaica na Síria, diz que está tentando cumprir a obrigação da sua herança religiosa. Aos 70 anos de idade ele está organizando a restauração de uma sinagoga chamada de Al-Raqi que foi construída durante o Império Otomano há cerca de 400 anos no antigo bairro judaico de Damasco, capital da Síria. O projeto que começou em dezembro será concluído este mês como parte de um plano para a restauração de 10 sinagogas com o apoio do presidente sírio, Bashar al-Assad, e o financiamento de judeus sírios.
"Assad considera a reconstrução da Damasco judaica como um modo de preservar a laicidade da Síria" afirmou Josh Landis, diretor do Centro de Estudos do Oriente Médio da Universidade de Oklahoma. "Este é um esforço por parte do regime para mostrar a sua seriedade e um ramo de oliveira para a comunidade judaica nos Estados Unidos, que tem procurado cortejar".





Embora a Síria ainda esteja oficialmente em guerra com Israel, o país está tentando mostrar-se como um estado mais tolerante para ajudar a melhorar a sua imagem internacional. Cerca de 200 judeus na Síria estão procurando espelhar as ações de seus correligionários no Líbano, onde os trabalhos de restauração da Sinagoga Maghen Abraham em Beirute tiveram início em julho de 2009.
As negociações de paz indiretas entre a Síria e Israel e mediadas pela Turquia, foram interrompidas em dezembro de 2008 quando Israel começou sua ofensiva militar na Faixa de Gaza que tinha o propósito de impedir militantes islâmicos de dispararem milhares de foguetes contra o sul de Israel. A rodada anterior tinha parado em 2000 quando os dois países não chegaram a um acordo sobre o retorno das Colinas de Golam, que Israel ocupou na Guerra dos Seis Dias em 1967.


Comunidade Síria nos EUA

A maior comunidade sírio-judaica, estimada em 75.000 pessoas, está centrada no Brooklyn em Nova York e em Nova Jersey. A emigração remonta à Revolução dos Jovens Turcos em 1908 "quando os judeus temiam que os seus filhos fossem convocados para o exército turco otomano" conforme comenta Sara Reguer, autora do "Os Judeus do Oriente Médio e Norte da África nos Tempos Modernos".





Joey Allaham de 35 anos, um judeu sírio que vive em Nova York, ainda considera a Síria como a sua terra natal. Em dezembro ele ajudou a marcar uma reunião entre Assad e Malcolm Hoenlein que é o vice-presidente executivo da Conference of Presidents of Major American Jewish Organizations (Conferência de Presidentes das Principais Organizações Judaicas Americanas), uma organização que agrupa diversos grupos judaicos para a promoção de laços entre a Síria e a comunidade judaica americana.
Durante a visita Allaham e Hoenlein visitaram a sinagoga Franji em frente ao Hotel Talisman em Bab Touma, na parte antiga da capital síria. A sinagoga, também conhecida como Ilfrange, recebeu este nome por causa dos judeus que vieram da Espanha e foi construída há 400 anos. "O presidente Assad teve a gentileza de nos apoiar" Allaham contou em uma entrevista. "Nós vamos providenciar os fundos necessários".



Os judeus sírios formam uma comunidade que remonta ao Império Romano, com 30.000 pessoas em 1947 e eram árabes com origem local ou sefaraditas que fugiram para a Síria depois da expulsão Cox judeus da Espanha em 1492, e que residiam nas cidades de Aleppo, Damasco e Qamishli, mas cujo número diminuiu por causa da emigração para os EUA, Europa Ocidental e América do Sul no início de 1900.
A "grande saída" dos judeus sírios ocorreu logo após a criação do Estado de Israel em 1948, quando ocorreram distúrbios em Alepo na Síria, que como conseqüência trouxe a proibição dos judeus deixarem o país, porque estavam indo para Israel.



A diminuição da população

Os judeus restantes foram autorizados a deixarem a Síria em 1990 quando as relações com os EUA descongelaram e Washington procurou o apoio do país para expulsar o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein do Kuwait, relatou Landis. "Atualmente os judeus sírios vivem em Israel, na Turquia, Europa Ocidental e nos Estados Unidos, mas sentem uma afinidade positiva em relação a sua pátria" afirmou por email Tom Dine, que já ocupou a direção do American Israel Public Affairs Committee. "A reconciliação já deveria ter acontecido".

Ao contrário dos seus três irmãos que vivem no México, Cameo diz que não tem desejo de deixar a Síria. "Moralmente eu não posso sair do meu país e nem os seus locais de culto religioso" disse Cameo da sua casa em Damasco. "Tenho o dever de preservar o nosso patrimônio".



Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário