terça-feira, 27 de março de 2012

Bairro Judeu de Barcelona


Bairro Gótico
















O Bairro Judeu de Barcelona




O Bairro Judeu de Barcelona (call de Barcelona, em catalão) é o setor do atual Bairro Gótico de Barcelona, que antigamente havia sido um bairro judeu. O estilo da zona, hoje em dia, é muito similar ao de muitos bairros judeus da Catalunha. Recentemente se tem descoberto una sinagoga antiga, que tem sido restaurada e aberta ao público.

A comunidade judia habitou no call até 1391, quando foi assaltada e seus habitantes foram obrigados a converter-se. Muitos se dispersaram pelo país, ainda que outros foram assassinados.
Na época dos protestos anti-israelitas de 2008 com motivo da Operação Chumbo Fundido, a sinagoga do call, na carrer Marlet, 5, recebeu um ataque (o segundo na capital catalã) por parte de um militante do grupo Movimento Social Republicano, el qual cometeu alguns destroços, além de golpear a um integrante da Associació Call de Barcelona, que se encontrava no edifício.





Neste reduzido povoamento tão próspero e activo durante o século XIII, hoje em dia um emaranhado de ruelas estreitas e sombrias, a comunidade judã levantou até cinco templos de culto, embora só um deles, a Sinagoga Maior (C/Marlet, 5), se mantém em pé. A antiga juderia encontrava-se, entre a rua do Call, Call Maior e Caelum. A fachada principal da Sinagoga, está orientada para o Sudeste e olhando para Jerusalém, o muro exterior tem duas janelas, os cimentos e as paredes são de origem romana do século I feitas com pedra procedente de Cartago. Segundo estudos realizados, diz-se, que a Sinagoga do Call, é a mais antiga de Espanha e da Europa.



























A Sinagoga de Barcelona esteve 'escondida' durante um larguíssimo período de tempo, tendo sido reencontrada por mero acaso.
Aquela placa triangular é recente, como se depreende da respectiva leitura na imagem da esquerda:  "Aos justos do século XX que lutaram pela liberdade"



Fontes:



2 comentários: