domingo, 26 de fevereiro de 2012

A triste sorte de um pintor judeu!



Felix Nussbaum


Auto-retrato, mostrando a sua identificação judaica.


Felix Nussbaum (nascido em 11 de Dezembro de 1904 em Osnabrück, e falecido a 2 de Agosto de 1944 em Auschwitz). Foi um pintor alemão de religião judaica, com várias obras que ilustram os horrores do Holocausto, do qual ele foi vítima.

Estudou em Hamburgo e Berlim, arte, livre e aplicada (freie und angewandte Kunst). Entre os anos 1920 e 30 as suas exposições em Berlim tiveram um grande sucesso.
Com a chegada ao poder dos Nazis em 1933, foi obrigado a viver no exílio, em Itália, França e finalmente na Bélgica (Bruxelas), com a sua mulher, a polaca Felka Platek, com quem casou em 1937.



Com a ocupação pelos alemães e o regime de Vichy, foi internado num campo de concentração em França. Conseguiu no entanto fugir com a sua mulher e esconder-se na casa de um amigo, também um artista, em Bruxelas. 



Foi traído e denunciado em Junho de 1944 e imediatamente preso, e novamente com a sua mulher. Foi levado para campo de concentração de Malines (ou Mecheln) de onde foi levado posteriormente para Auschwitz, onde foi assassinado em 2 de Agosto de 1944, presumivelmente com a sua mulher.



Auschwitz





O ano 1944 foi o ano em que os planos da Alemanha nazi teve o maior impacto sobre a família Nussbaum. Philipp e Rahel Nussbaum foram mortos em Auschwitz, em fevereiro. Em julho, Nussbaum e sua esposa foram encontrados escondidos num sótão por forças armadas alemãs. Eles foram presos, enviados para o campo de trânsito Mechelen e dado o número XXVI/284 e XXVI/285. Em 2 de agosto chegaram a Auschwitz, e uma semana depois Felix foi assassinado com a idade de 39. 




A 3 de setembro, o irmão de Nussbaum foi enviado para Auschwitz, e em 6 de setembro a sua cunhada e sobrinha também lá foram assassinados. Em dezembro, seu irmão - o último da família - morreu de exaustão no campo de Stutthof. Dentro de um ano, a família inteira Nussbaum tinha sido assassinada.







Alassio, estação ferroviária. Nesta pintura Nussbaum mostra a tristeza que o aflige durante o exílio forçado causado pela perseguição dos nazis.








A placa em frente da antiga residência 
em Berlin-Wilmersdorf





Sem comentários:

Enviar um comentário