quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SEFARDITAS





A ODISSEIA DOS JUDEUS PORTUGUESES

Por: Manuel Luciano da Silva






…Os gregos -- há mais de cinco mil anos -- deram à península que hoje compreende a Espanha e Portugal o nome de Península Ibérica, ou IBEROS, que quer dizer, "MAIS OCIDENTAL ou "POR DO SOL". A seguir vieram os Judeus, considerado o "Povo da Diáspora", e estabeleceram-se -- há mais de quatro mil anos -- na Península Ibérica e passaram a ser denominados por SEFARDICOS, que quer dizer igualmente "MAIS OCIDENTAL" ou "POR DO SOL". E finalmente vieram os mouros que conquistaram a península e passaram a chamar ao nosso território ALGARVE, que quer dizer também "MAIS OCIDENTAL" ou "POR DO SOL". Os Romanos chamaram à nossa terra natal "LUSITÂNIA, que quer dizer TERRA DE LUZ. Isso é verdade porque ainda hoje Portugal é de todos os países da Europa que tem maior número de horas-sol durante todo o ano. O conceito de se denominar a parte mais ocidental do Mar Mediterrâneo "Ocidental" - iberos, sefardi e algarve - pode ainda hoje ser verificado pelos topónimos que existem na parte mais norte e ocidental de Espanha que tem o nome de "Finis Terra". O mesmo se passa na ponta mais ocidental da Ilha Britânica ou Inglaterra que se chama "Land's End". Todavia com tanta variedade de nomes, os portugueses preferiram criar o seu nome próprio: Portus + Cale, que deu origem a PORTUGAL. (Portus da cidade do Porto e Cale de Gaia).



INQUISIÇÃO

Com o casamento do Rei D. Manuel I e a filha dos Reis Católicos de Espanha, em 1496, a Inquisição que tinha começado em Espanha em 1492, iniciou-se em Portugal em 1497. Com esta medida trágica começaram a sair de Portugal todos os judeu que eram ricos e que tinham meios para o fazer. Até o famoso Abraão Zacuto foi forçado a sair de Portugal! A lei da Inquisição mandava que todos os judeus se convertessem ao catolicismo ou então estavam sujeitos a serem queimados em Auto-de-Fé.

Por esta razão muitos do judeus sefardis portugueses fugiram para as montanhas das Beiras Alta e da Beira Baixa tornando-se cripto-judeus. Os que se converteram ao cristianismo passaram a ser chamados "marranos" (de porcos) ou "conversos", ou cristãos novos.

O auto-de-fé na praça que é hoje a Praça do Comércio em Lisboa é sem dúvida a página mais negra da História de Portugal!

O médico mais célebre do século XVI foi o judeu sefardi Garcia de Orta que foi um brilhante professor e escritor na Escola Médica de Goa. Mesmo depois de morto os inquisidores desenterraram-no para queimar o seu esqueleto num auto-de-fé!



EXPULSÃO DOS JUDEUS

Terrível perda de valores intelectuais e que até à data não se conseguiu recuperar desse 'desesperatum'... (desespero). Portugal perdeu muito com a Inquisição, mas as outras nações ganharam com a inteligência e qualidades profissionais dos judeus sefarditas portugueses. É depois da Inquisição que passamos a ver nomes famosos de médicos sefarditas portugueses em todos os países da Europa, não só como professores das faculdades de medicina, mas até médicos privados dos chefes do governo, Reis e rainhas.


Os judeus sefardis portugueses foram para o norte de Africa, para a Turquia, Holanda, Itália, França, Alemanha e Inglaterra. Foram os judeus sefardis portugueses que ensinaram os ingleses a fritar peixe, porque levaram com eles o azeite português! Foi a Rainha Catarina de Bragança que ensinou os ingleses a beberem o "chá das cinco" e levou também com ela o uso do garfo para a Casa Real Inglesa, e até as tangerinas!
Foi esta Rainha que deu o nome ao maior Bairro da Cidade de Nova Iorque que se chama hoje "Queens" em sua honra! Não tive acanhamento nenhum em afirmar na minha conferência que a Primeira Rainha de Bristol era 100 % Portuguesa porque no primeiro mapa das ruas de Bristol (1680) aparecem ruas com o nome de "King" (em honra de Carlos II) de "Queen" (em honra da Rainha Catarina de Bragança) e ainda outra rua que dá seguimento a esta que tem o nome de "Catarine Street".

Os judeus sefardis portugueses emigraram também para os Açores, Madeira, Cabo Verde, Guiné e Brasil, envolvendo-se na indústria (do açúcar) e nas outras profissões incluindo a medicina. Mesmo da Holanda deram o salto para Recife no norte do Brasil, porque os holandeses tinham roubado a Portugal este território. Seguiram depois para Curaçao e Nova Amsterdão que mais tarde mudou o nome para Nova Iorque, quando os ingleses a conquistaram.
Com a expulsão dos médicos sefarditas portugueses assim como dos vários eruditos judaicos, Portugal sofreu uma enorme perda.


Mas os judeus sefardis portugueses andavam sempre a procurar um lugar onde houvesse liberdade religiosa, vieram para Newport porque o fundador do Estado de Rhode Island, Roger Williams, garantia liberdade completa de religião. Foi em Newport, R. I. que os judeus sefardis construíram a Sinagoga Touro, a mais antiga dos Estados Unidos e que se encontra presentemente em ótimas condições e que é uma cópia em ponto pequeno da grande sinagoga de Amsterdão, na Holanda. Notar que o nome é Touro à portuguesa e não Toro à espanhola. O Presidente da Comissão e um dos fundadores da construção da Sinagoga de Touro foi Aaran Lopez, nascido em Lisboa, Portugal e foi também eleito o primeiro Presidente da Sinagoga Touro!

Foi nesta sinagoga de Newport que o Dr. Mário Soares, como Presidente da Republica Portuguesa, há dez anos, pediu desculpa aos judeus sefardis portugueses, pelas atrocidades que os seus antepassados foram vítimas da perseguição religiosa devido à terrível Inquisição em Portugal.

Existe ainda um cemitério judaico de Newport onde vemos os nomes de Abraham Touro, Judah Touro, Aaron Lopez, Moses Levy, Moses Seixas, Jacob Rodrigues Rivera e Meyer Benjamin, todos judeus sefardis portugueses!

Os judeus sefardis portugueses de Newport tornaram-se comerciantes: importadores e exportadores e correspondiam-se em português como podemos verificar pelas suas cartas escritas em português correto e que estão arquivadas na Sociedade Histórica de Newport! Muitos judeus sefardis portugueses tornaram-se famosos na América: Bernard Mannes Baruch, conselheiro de oito presidentes americanos, Moses Seixas fundador do Banco de Rhode Island, Dr. Samuel Nunez que chegou a ser médico do Rei João V em Portugal e Moses Michael Hays foi fundador do Banco de Boston e muitos outros.

Uma coisa é certa: os judeus sefardis portugueses sempre honraram o seu nome e tradições portuguesas em todos os países onde viveram! Basta isto para lhes prestarmos as nossas homenagens! Devemos juntar à lista dos famosos judeus sefardis portugueses, Pedro Nunes, grande matemático e inventor do nónio, assim como Baruch Espinoza, eminente filósofo do século XVII. Podemos juntar ainda os nomes de Gil Vicente, poeta, Fernão Mendes Pinto, viajador até à China e autor da "Perigrinação" assim como o grande Luís Vaz de Camões, autor de "Os Lusíadas", por quem os pais dele emigraram de Espanha para Portugal, sugerindo também ser judeus sefardis.



ESTÁTUA DA LIBERDADE


Sabia que na base desta famosa estátua, a maior do mundo, existe uma placa de bronze (1903) com um poema (de 14 versos) com o título " O Novo Colosso" escrito por uma poetisa de nome Emma Lazarus, que era uma judia sefardita portuguesa, sobrinha do célebre Juiz do Supremo Tribunal Americano de nome Benjamim Cardoso, também judeu sefardi português!




"The New Colossus"
Poem by Emma Lazarus
was inscribed on a tablet in the pedestal in 1903.


Not like the brazen giant of Greek fame,
With conquering limbs astride from land to land;
Here at our sea-washed, sunset, gates shall stand
A mighty woman with a torch, whose flame
Is the imprisoned lightning , and her name
Mother of Exiles. From her beacon-hand
Glows world-side welcome; her mild eyes command.
The air-bridged harbor that twin cities frame.

"Keep ancient lands, your storied pomp!" cries she
with silent lips. "Give me your tired, your poor
Your huddled masses yearning to breath free,
The wretched refuse of your teeming shore.
Send these, the homeless, tempest-tost to me,
I lift my lamp beside the golden door!"

Sem comentários:

Enviar um comentário